Pedro Vieira | CEO

Todos os dias me perguntam se conheço um bom comercial e todos os dias vejo milhares de ofertas de emprego para comercias. Acontece que não é uma tarefa nada fácil encontrar o comercial com o perfil certo. Isto acontece porque existe uma grave falha no mercado de trabalho: muita procura e pouca oferta qualificada! Questionado por vários empresários sobre este tema ao longo dos meus 12 anos de experiência, nos quais liderei equipas e fui responsável pelo recrutamento de várias pessoas, aponto como principais responsáveis pelo insucesso no recrutamento a falta de planeamento, estratégia e, principalmente, a falta de acompanhamento após a seleção do comercial.

Um recrutamento estratégico vai muito além do anúncio e da escolha do candidato! Todos (pensam que) sabem onde divulgar as ofertas, como atrair os interessados e que perguntas fazer nas entrevistas. Aquilo que nem sempre se faz, fruto de um processo tão automático que se tornou falível, é olhar para o candidato e perceber o que o motiva, se é um entusiasta, dedicado e disciplinado.

Afinal, no fim do dia, o que todas as empresas querem é um profissional que vista a camisola e defenda os seus interesses.

Por outro lado, existe uma falha grave mas usual que pode custar muito dinheiro às empresas quando contratam uma pessoa sem primeiro definirem um plano de formações e criar objetivos a curto e médio prazo… A falta de acompanhamento durante todo o processo de integração nos primeiros meses pode traduzir-se num pesadelo e resulta, na grande maioria das vezes, na perda de oportunidades e muuuito dinheiro!!

Entre 2012/2013 fiquei responsável pelo recrutamento de vários comerciais para Espanha. Para tal contei com a ajuda de empresas especializadas em recursos humanos. Foi a melhor decisão que tomei: perdi muito menos tempo e tive logo ao meu dispor pessoas com o perfil adequado à atividade em questão.

Hoje a Workadan colabora com algumas empresas no recrutamento estratégico tornando todos estes processos casos de sucesso!!

Assinatura-Digital-Pedro-low